No passado dia 9 de Abril, realizou-se uma reunião na empresa MOBIpeople, em Coimbra, a qual tem vindo a intervir no projecto Bus CIVITAS ao nível da consultoria e, posteriormente, será responsável pela montagem do autocarro em desenvolvimento. Na reunião estiveram presentes o Engenheiro António Catarino da MOBIpeople, o Professor Carlos Aguiar, os Engenheiros Sérgio Moreira, Nuno Couto e Fátima Kanitar e as alunas dos estágios curriculares da licenciatura de Tecnologia e Design do Produto Lúcia Fernandes e Carla Rocha.
Inicialmente, foi apresentada a fase em que se encontra o projecto actualmente, na qual se fez referência à estrutura do autocarro em material compósito que será produzida pelo Estaleiro Naval de Peniche. Seguidamente, discutiram-se custos de chassis e também custos totais de veículos semelhantes aos que se encontravam em fase de montagem na empresa, como o carrinho de golfe, o carrinho de hospital e a carrinha da IVECO.
Foram apresentados e analisados alguns autocarros e carrinhas que poderiam servir de base ao projecto, como por exemplo o Ecologic Bus da Tecnobus, a carrinha Volkswagen Crafter e o modelo da Fiat Ducato-Transformação (constituído por chassis e cabine).
Verificou-se que na prática o processo de homolgação de veículos de transporte não existe em Portugal, e que no caso do autocarro em desenvolvimento não é necessário realizar o teste de capotamento, uma vez que este é um veículo de transporte de passageiros urbano.
A reunião foi importante pelo facto de terem sido esclarecidos alguns aspectos, concluindo-se que para o tipo de utilização que se pretende fazer, seria mais adequado um autocarro com o piso baixo para facilitar o tráfego de pessoas bem como o acesso das cadeiras de rodas. Pensou-se também que talvez seria mais adequado um autocarro com dimensões reduzidas (semelhante ao Ecologic Bus referido anteriormente), mas estando vários autocarros a circular simultaneamente (número a definir conforme o número médio de pessoas que utilizarão este tipo de transporte). Por fim, ainda se considerou a hipótese de tornar o veículo eléctrico ou até mesmo autónomo.
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